História


Domingo ( 05/12/1976 ), mais um jogo do CORINTHIANS. Esse jogo ficou marcado pela famosa invasão da fiel: Foi o maior deslocamento popular do mundo por causa de um evento esportivo em todos os tempos. E também o maior público pagante que já assistiu a uma partida do Corinthians em sua história. Mais de 70.000 Corinthianos invadiram o Maracanã para assistir à semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976 contra o Fluminense. Racharam o maior do mundo meio a meio com a torcida do Fluminense. O Timão empatou no tempo normal por 1x1 Gol de Ruço aos 29 minutos do 1º Tempo, e venceu nos pênaltis por 4x1 - pênaltis convertidos por: Neca, Russo, Moisés e Zé Maria. Nas arquibancadas uma bandeira da ESTOPIM DA FIEL, e uma faixa CORINTHIANOS DE DIADEMA, e entre esses 70.000 fiéis estava o Sr. Romualdo Francisco dos Santos, que naquele movimento de torcidas, sentiu que deveria formar uma torcida organizada em Diadema. Sexta feira (05/01/1979) às 19:45 h., à Av. Santa Maria n. º 40 sala 4, no Município de Diadema, Estado de São Paulo, reuniram-se os senhores: Romualdo Francisco dos Santos, Moacyr Gomes, Suely Nunes dos Santos, David F. Sant'ana Filho, PM José de França, José Carlos Urbano, Rosalvo Gomes de Ramos, Vanderlei Caetano, Dr. Severino A. de Oliveira.; para formação de uma Torcida Organizada pró SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA, sendo escolhido por unanimidade o nome ESTOPIM DA FIEL DE DIADEMA, nome sugerido por José de França, já utilizado no jogo de 1976, e escolhido como logotipo o distintivo do Sport Club Corinthians Paulista e no centro uma granada estourando, alusivo à Estopim. O 1º jogo em que a "Estopim" se fez presente aconteceu em 18/03/1979, jogo entre Corinthians x Portuguesa, Estádio do Morumbi, com gols de (Sócrates) aos 31' e 44' do 1º tempo, o Timão venceu a Lusa.

Em 1988 a Estopim da Fiel tornou-se Bloco Carnavalesco em Diadema
Após a morte do Sr. Romualdo fundador e Presidente da Estopim em 1993, a Entidade ficou bastante abalada. Assim, no dia 05/12/93 num jogo entre Corinthians x Vitória, que ficou em 2 a 2, foi a última vez que a faixa Estopim da Fiel esteve em um Estádio.
Depois disso a Estopim passou a se dedicar apenas aos Carnavais de Diadema como Bloco, passando em 1995 à categoria de Escola de Samba, porém sempre defendendo as cores preta e branca e representando o Corinthians na Passarela do Samba na Cidade.

Sexta feira 14/01/2000, mais um jogo do Corinthians. Esse jogo ficou marcado pela conquista do 1º Campeonato Mundial de Clubes organizado pela FIFA.
Foi o segundo maior deslocamento popular do mundo por causa de um evento esportivo em todos os tempos. Mais de 20.000 Corinthianos invadiram o Maracanã para assistir à final do Mundial 2000, contra o Vasco. Foram 120 minutos de extremo sofrimento e espera angustiada, embalados pelos gritos ensurdecedores da ruidosa torcida, que não silenciou um minuto sequer. Durante toda a partida, entoou sem parar o melódico Ô, Ô, Ô... TODO PODEROSO TIMÃO. O Todo Poderoso Timão empatou no tempo normal em 0x0, e venceu nos pênaltis por 4x3 pênaltis convertidos por (Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu).
Coincidamente nas arquibancadas tremulava uma bandeira com os dizeres: CORINTHIANOS DE DIADEMA, e entre esses 20.000 Corinthianos estavam Rogério e o Fábio, naquele movimento de emoção pelo titulo, decidiram lutar pela reorganização dos Corinthianos de Diadema.

Sexta feira (28/01/2000), às vinte horas reuniram-se juntamente com o Sr. Marco Antonio Ciriano, Presidente do GRÊMIO ESCOLA DE SAMBA ESTOPIM DA FIEL, os Srs. Rogério Maldonado “Bambu”, Fábio “O Coxa”, Denis “Fogueira”, Eduardo “Fubeca”, Jocimar “Tuca”, Geraldo “Gordo”, Edson “Pudim”, Edson “Lebreu”, Eduardo “Mineiro”, Eduardo “Dudu”; com o objetivo de organizar encontros entre os Fiéis em Diadema. Ficou decidido a reabertura da Sede voltada à Torcida e o retorno aos Estádios para apoiar o S.C. Corinthians Paulista, sob o lema “ RAÇA e ATITUDE ”, sendo dado novo formato à granada (estopim), além de acrescentar como Mascote um Urso.
O 1º jogo depois da volta aos estádios foi no dia 08/03/2000, jogo entre Corinthians x Internacional de Limeira, Estádio do Canindé, com gols aos 18’ do 1º tempo (Ricardinho) e aos 2’ do 2º tempo (Edílson) o Timão venceu a Inter.
No dia 06 de maio de 2000 a sede à Rua São Jorge, 154 – Centro – Diadema – SP foi reinaugurada oficialmente, com um grande coquetel que contou com a presença de diversas Autoridades da Cidade, além das Torcidas Fiel Macabra, Pavilhão 9 e Gaviões da Fiel.

G.E.S. ESTOPIM DA FIEL TORCIDA

Rua São Jorge, 154 / 160 - Centro - Diadema - SP - CEP:09911-070
Telefones: (11) 4048-2445 / 4057-0025 / ID: 55*11*5622
estopim@estopimdafiel.com.br

Desenvolvido por